RECUPERAÇÃO DE DADOS
A recuperação de dados é o serviço de maior complexidade já feito em informática pois a ele é atribuído o dever em reaver todas as informações vitais contidas numa mídia qualquer e, geralmente, sob pressão e situações extremas.
Para realizar tal serviço é indispensável que a equipe de profissionais envolvidos tenham conhecimentos e domínios em eletrônica, hardware, sistemas operacionais, softwares específicos e aptidões investigativas e persistência, portanto é realizada de diversas formas não existindo uma regra única.
Para cada caso é preciso estruturar a técnica a ser aplicada de acordo com os dados obtidos da análise e do processo investigativo (triagem).
Se trata de um serviço que deve ser muito bem planejado e executado, visto que aqueles que recorrem a ele já estão em pleno desespero e contando que a recuperação tenha êxito.
Mesmo na hipótese (remota) em que a recuperação não seja possível, o cliente espera que a empresa escolhida para a realização do serviço tenha esgotado todas as técnicas possíveis existentes no meio.
São diversos profissionais envolvidos no processo, desde o atendente, o técnico de laboratório, o técnico em eletrônica até ao analista geral.
Além desses, grandes laboratórios ligados diretamente ao fabricante são acionados nos casos que somente eles detém a ferramenta possível para a recuperação.